terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Nossa GERação

Estava do nada percebendo como que as coisas se juntam e tem sentido. Dando uma olhada nas letras das musicas mais ouvidas e reparei que a maioria fala sobre nada de importante, os clipes sempre estão relacionados à festa, bebidas, diversão, fantasias, coisas supérfluas. Isso é um reflexo da nova geração pós-moderna, a vida acelerada que temos nos torna pessoas estressadas e um modo de se livrar disso é encher a cara, ir a festas pra ficar loco, beber andando de carro, tomando bala em raves, enfim, qualquer coisa que faça nos desligar do real e cotidiano. Aí me pergunto cadê as músicas que faziam críticas, que nos fazia refletir sobre o que estava acontecendo no mundo e a hipocrisia de nossa sociedade? Por isso que falo que as coisas se juntam, há alguns dias assisti Clube da Luta, e me impressionei com a seguinte fala:

“A propaganda põe a gente pra correr atrás de carros e roupas. Trabalhar em empregos que odiamos para comprar merdas inúteis. Somos uma geração sem peso na história, sem propósito ou lugar. Não temos uma Guerra Mundial. Não temos a Grande Depressão. Nossa guerra é a espiritual. Nossa Depressão são nossas vidas. Fomos criados através da TV para acreditar que um dia seriamos milionários e estrelas de cinema. Mas não somos. Aos poucos tomamos consciência do fato. E estamos muito, muito putos.”

Fica claro a crítica que o filme faz, que alias é Es-pe-ta-cu-lar! O que será dessa nossa geração? Sentar e esperar ou fazer alguma coisa a respeito? Nossa "revolução" pode começar no mesmo lugar em que nossa "indiferença" se fez. Pensem a respeito.

2 comentários:

  1. O filme é um retrato da nossa geração, e as críticas vão além das óbvias: ele nos sugere deixarmos pra traz nossas posições niilistas naturais da juventude, e amadurecermos, começando por assumir as conseqüências por nossos atos enquanto indivíduos sociais.
    Ah, você não aprendeu nadica? Pós-modernidade não existe! hahahaha

    Boa iniciativa, me tornarei assídua. Qualquer dia divulgo meu blog por aqui. Abração Má!
    Carol

    ResponderExcluir
  2. Nao precisa humilhar né carol!!! ahuahauha

    vc acha q eu frequentava as aulas do alvaro?? xD

    obrigada por acompanhar!!

    divulga o blog pros irmaos!!!

    =)

    ResponderExcluir

Sua vez